Com o objetivo de oferecer acolhimento e contribuir na inserção de refugiados venezuelanos no mercado de trabalho, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos beneficiou, de dezembro de 2020 a agosto de 2021, mais de 14 mil venezuelanos, por meio do Programa Integrando Horizontes, realizado em parceria com a Fundação Pan Americana de Desenvolvimento (PADF) e financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.
De acordo com o diretor e um dos fundadores do Hermanitos, Tulio Duarte, o Programa Integrando Horizontes prioriza ações em prol de migrantes e refugiados venezuelanos mais vulneráveis, garantindo mecanismos de proteção, saúde e necessidades essenciais como higiene e alimentação.
“Fornecer proteção às famílias, assistência direta e soluções duráveis para os nossos irmãos venezuelanos são mais alguns dos objetivos do programa (Integrando Horizontes) e estamos abertos para receber os venezuelanos que chegam no Hermanitos em busca de apoio e inserção no mercado de trabalho”, enfatizou o diretor.
Por meio do programa, já foram entregues mais de 3,4 mil kits humanitários, de dignidade e proteção. Em oito meses, mais de 84 venezuelanos conseguiram uma vaga de emprego após serem encaminhados e qualificados pelo Programa Integrando Horizontes. Mais de 357 também foram capacitados com cursos profissionalizantes, seminários e workshops.
Entre as ações realizadas, destaque para os cursos de idiomas, sessões psicossociais, criação de currículos, preparação para entrevistas de emprego, oficinas, captação de vagas, projetos de integração comunitária e de saúde, e incentivo ao empreendedorismo.
Atualmente, o programa apoia 55 empreendedores venezuelanos que atuam nas áreas de beleza, gastronomia, confecções e eventos. Esses empreendedores receberam cursos de qualificação e assessoria para fortalecimento do negócio e dos processos produtivos através de um plano estratégico, com diversas ações e até doações de equipamentos para o incentivo, e melhoria dos serviços.
“Nos sentimos muito honrados em proporcionar essas conquistas aos nossos irmãos venezuelanos. Sabemos que são ações que estão mudando a vida de muitas pessoas, possibilitando melhores condições de vida, emprego e renda. Já são mais de 14 mil beneficiados e sabemos que, com parcerias, podemos fazer muito mais. Por isso, toda nossa gratidão a PADF e ao PRM dos Estados Unidos, que são nossos principais apoiadores nessa missão”, disse Tulio.
Sobre o Hermanitos
A Organização tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida dos imigrantes e refugiados venezuelanos em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.