Benefícios na contratação de pessoas refugiadas e migrantes é pauta na Expo ABRH Amazonas

Compartilhar a importância da contratação de profissionais refugiados e migrantes, e seus benefícios para empresas, será a principal pauta da Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos e da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) no 21ª Expo ABRH Amazonas.

Com o tema “Liderando o Futuro do Trabalho”, o evento será realizado nesta quinta e sexta-feira,  dias 12 e 13 de setembro, das 14h às 21h, no Centro de Convenções do Amazonas — Vasco Vasques, em Manaus (AM).

Um dos destaques da Expo ABRH será o “CONAMARH Talks”, programação de palestras com especialistas e profissionais sobre temas ligados a recursos humanos, gestão de pessoas, desenvolvimento de carreira, sustentabilidade social, entre outros.

O diretor presidente do Hermanitos, Tulio Duarte, e a assistente de Meios de Vida e Inclusão Econômica do ACNUR, Gabriela Martini, participarão do painel “Diversidade e Inclusão: como pessoas refugiadas podem transformar o futuro do trabalho”, na quinta (12/9), às 16h30.

“A inserção laboral é fundamental para que as pessoas forçadas a se deslocar possam reconstruir suas vidas com dignidade e segurança. A contratação de pessoas refugiadas enriquece as empresas com uma variedade de perspectivas e habilidades, e ainda fortalece a coesão social e promove um ambiente de trabalho mais inovador e dinâmico”, afirma Gabriela.

O Hermanitos e o ACNUR também terão um estande para interação com o público, onde serão apresentados os projetos desenvolvidos pelas instituições. Entre eles, terá destaque o projeto “Jovens em Ação”, que visa a inserção de jovens refugiados em programas de aprendizagem profissional, como o Jovem Aprendiz; além do “Banco de Talentos” do Hermanitos, que possui mais de três mil currículos de profissionais refugiados e migrantes de diversas áreas.

“Vamos falar de diversidade e inclusão, especialmente para os profissionais de Recursos Humanos. Falaremos sobre os talentos de refugiados e migrantes, e como eles podem agregar às empresas, trazendo diversidade, multiculturalidade e outros benefícios, além de descobrir como a inclusão desses profissionais pode contribuir para uma empresa mais diversa, próspera e, claro, inclusiva” destaca Tulio Duarte.

 

Sobre o Hermanitos

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes, no Amazonas e em Roraima, por meio da inserção no mercado local de trabalho, apoio ao empreendedorismo e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

 

Sobre o ACNUR

 

A Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) é uma organização dedicada a salvar vidas, assegurar os direitos e garantir um futuro digno a pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e comunidades devido a guerras, conflitos armados, perseguições ou graves violações dos direitos humanos. Presente em 135 países, o ACNUR atua em conjunto com autoridades nacionais e locais, organizações da sociedade civil e o setor privado para que todas as pessoas refugiadas, deslocadas internas e apátridas encontrem segurança e apoio para reconstruir suas vidas. Saiba mais em: https://acnur.org/portugues/.

Mais notícias

Mujeres Fuertes capacitou 445 mulheres para o empreendedorismo em Manaus e Boa Vista   No Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11), conheça mulheres refugiadas e migrantes

Projeto amazonense de empreendedorismo para mães migrantes e refugiadas concorre premiação nacional   Capacitar e empoderar mães solo, migrantes e refugiadas para alcançarem a estabilidade