Fórum de Empregabilidade debate importância da contratação de profissionais migrantes e refugiados nesta sexta 

Sensibilizar empresários, líderes de Recursos Humanos (RH) e representantes do poder público sobre a importância da contratação de pessoas refugiadas e migrantes é um dos objetivos do IV Fórum Hermanitos de Empregabilidade. O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 6 de dezembro, das 8h30 às 12h30, com entrada gratuita na sede do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), na área do Sebraelab, localizada na Av. Leonardo Malcher, nº 924, bairro Centro – Zona Sul de Manaus.

O Fórum é promovido pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF). O tema desta edição será “Potencial Local, Impacto Global: A inclusão de profissionais refugiados e migrantes fortalecendo a economia e transformando o mercado”.

A programação terá palestras com especialistas e apresentará casos de pessoas migrantes e refugiadas, que conquistaram oportunidades de trabalho a partir de uma articulação em conjunto do Hermanitos e seus parceiros ACNUR e PADF.

“Este encontro será uma oportunidade estratégica para fomentar a inclusão de profissionais qualificados que enfrentam barreiras no mercado de trabalho e divulgar o projeto Jóvenes en Acción, que visa o desenvolvimento de jovens para acessarem as suas primeiras oportunidades em programas de aprendizagem, como jovem aprendiz nas empresas locais. O evento também incluirá sessões dedicadas ao esclarecimento de dúvidas relevantes sobre o tema”, afirma Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos.

 

Programação

A programação inicia, às 8h30, quando haverá um momento de café com networking entre os participantes. Logo em seguida, às 9h, ocorre a abertura do fórum.

A primeira palestra será “Transformando empresas através da inclusão: O impacto de equipes culturalmente diversas”, ministrada por Leuza Medeiros, psicóloga e proprietária da Sinapsy Psicologia e Consultoria Organizacional, que vai das 9h às 9h40.

A segunda palestra será “Integração econômica de refugiados e migrantes: Uma oportunidade para empresas locais”, das 9h40 às 10h. O assunto será ministrado por Scoty Diniz, advogado e coordenador de diversidade e inclusão da Bemol.

A palestra “Diversidade como alavanca de desenvolvimento: O papel de profissionais refugiados na criação de soluções locais” será apresentada por Elane Medeiros, diretora de Recursos Humanos do Grupo DB, das 10h às 10h20. Em seguida, Anderson Mattos, cofundador do Hermanitos, mediará um momento específico para perguntas do público sobre os temas das palestras, das 10h20 às 10h50.

Em seguida, das 11h às 11h40, a programação continua com depoimentos das empresas contratantes, Visteon, Direcional Engenharia e Solar Coca Cola, compartilhando boas práticas, além de depoimentos de profissionais inseridos no mercado de trabalho. Além disso, a ACNUR apresentará a plataforma “Empresas com Refugiados” e a programação encerrará com a abordagem do tema “Fortalecendo economias locais através da inclusão de profissionais refugiados e migrantes: Inovação e impacto global”, realizada por Tulio Duarte.

 

Sobre o Hermanitos

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes no Amazonas e Roraima, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias

Mujeres Fuertes capacitou 445 mulheres para o empreendedorismo em Manaus e Boa Vista   No Dia do Empreendedorismo Feminino (19/11), conheça mulheres refugiadas e migrantes