Hub reúne empresas e organizações para impulsionar contratação de pessoas refugiadas no Amazonas

Engajar o setor privado na contratação e inclusão socioeconômica de pessoas refugiadas que resultam em ganhos efetivos nos negócios, diversifica as equipes e melhoram o ambiente corporativo, além de ampliar o networking e as boas práticas empresariais. Esta é a proposta do “Hub Amazonas do Fórum Empresas com Refugiados”, plataforma lançada, mês passado, pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) e o Pacto Global – Rede Brasil, com gestão do Instituto Hermanitos, em Manaus (AM).

Segundo dados do ACNUR, desde 2018, o Amazonas registrou mais de 107 mil refugiados, consolidando-se como um importante polo de inclusão socioeconômica.

“Quando uma pessoa é forçada a se deslocar, ela deixa para trás tudo que tem – rede de apoio, networking, bens físicos – e precisa iniciar um novo capítulo de sua vida em um país diferente. A integração socioeconômica dessas pessoas é essencial para que elas possam crescer e prosperar com dignidade, agregando a formação e os saberes profissionais que já têm”, explica Tulio Duarte, diretor-presidente do Hermanitos.

O instituto será responsável por liderar, gerir e articular o desenvolvimento das atividades de inclusão socioeconômica junto aos membros do Hub Amazonas. Até o momento, 17 empresas e organizações, que juntas somam mais de 360 contratações, já realizaram sua adesão. Entre elas, a Solar Coca-Cola, Bemol, Direcional, Grupo DB e o Instituto de Desenvolvimento Tecnológico (INDT).

Quem também apoia a iniciativa é o Hotel Holiday Inn Manaus, parceiro do Hermanitos na contratação de profissionais e na realização de cursos de camareira para mulheres refugiadas.

“Nós estamos muito felizes e honradas com a oportunidade de ter mais uma parceria com o Hermanitos. É muito gratificante para o hotel e para nós, colaboradores, contribuirmos para a transformação de novas vidas. Nós sabemos o quanto isso representa para quem procura o Brasil como seu segundo lar“, diz a gerente geral Juliana Amaral.

Curso de “Camareira” realizados nos espaços do hotel Holiday Inn Manaus

David Torzilli, Representante do ACNUR no Brasil, vê com entusiasmo a oportunidade de alinhar acolhimento e desenvolvimento regional.

“O Hub é fundamental na integração de pessoas refugiadas e também em dar um olhar sustentável à economia do Amazonas. Somos muito agradecidos às empresas que já se juntaram. Estamos convencidos de que investir em diversos setores são formas de dar crescimento econômico para o estado e permitir uma integração mais sustentável”, finaliza.

 

Sobre o Instituto Hermanitos

O Instituto Hermanitos atua na promoção da dignidade, acolhimento e geração de oportunidades para pessoas refugiadas e migrantes nos estados do Amazonas e Roraima. Por meio de programas de empregabilidade, formação empreendedora, capacitações, apoio psicossocial e ações culturais, a instituição contribui para a integração e valorização desses grupos no contexto amazônico. Saiba mais em: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias