Aproximadamente 10 mil venezuelanos são beneficiados, em 2022, pelo Programa Integrando Horizontes

Em 2022, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos ajudou a transformar aproximadamente 10 mil vidas de migrantes e refugiados venezuelanos, em Manaus, por meio  do programaIntegrando Horizontes”. Entre as várias iniciativas desenvolvidas, a instituição distribuiu kits de higiene pessoal, promoveu jornadas comunitárias, ações de saúde, atividades para a inserção no mercado de trabalho, entre outras.

O Programa Integrando Horizontes é uma iniciativa da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF) e tem financiamento do Escritório de População, Refugiados e Migração (PRM) do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

As ações do Programa são voltadas para as áreas de proteção, integração comunitária, integração socioeconômica e saúde. Conforme explica o presidente do Hermanitos, Tulio Duarte, o Integrando Horizontes foca nas pessoas mais vulneráveis, garantido auxílio para as necessidades mais básicas e essenciais, como higiene e alimentação.

“Os desafios são contínuos, enquanto os resultados demoram um pouco mais a aparecer. Percebemos a grandeza que o Programa Integrado Horizontes representa para nossos irmãos venezuelanos, que sonham em serem devidamente incluídos na sociedade brasileira”, explica.

em 2022, o Hermanitos, por meio do Integrando Horizontes, distribuiu 1.117 kits humanitários, de dignidade e proteção; fez 621 sessões psicossociais; e atendeu 8.495 pessoas. Além disso, quatro jornadas em distintas comunidades e dois projetos sociais foram desenvolvidos, possibilitando a integração de mais de 500 venezuelanos com brasileiros. Um dos destaques foi a “Festa da Amizade”, realizada no Dia Internacional do Refugiado, e que teve uma programação especial voltada para a valorização da cultura venezuelana e ainda uma campanha contra a xenofobia e o preconceito.

Por meio dos mutirões para elaboração de currículos, divulgação do Banco de Talentos e ações de sensibilização para empresas, como a roda de conversa “Por que contratar refugiados venezuelanos para sua empresa?”, a instituição incluiu 71 trabalhadores no mercado e direcionou outros 295. Em relação ao apoio a empreendedores venezuelanos, o Hermanitos capacitou 60 novos negócios de vários segmentos, incluindo gastronomia e beleza.

A instituição ainda realizou duas ações de saúde, onde foram oferecidos serviços de saúde primária, tais como cuidados odontológicos  e consultas individuais com médicos. Mais de 506 pessoas foram beneficiadas com essas ações.

Em 2023, continuaremos investindo em atividades para não apenas sanar as necessidades essenciais, mas construir em conjunto uma ponte que garanta a independência socioeconômica e o tratamento social em pé de igualdade para a população venezuelana em Manaus”, complementa o presidente Tulio Duarte.

 

Sobre o Hermanitos

A Organização tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias