Encerramento do curso que incentiva empreendedorismo entre migrantes e refugadas venezuelanas acontece nesta quarta

Nesta quarta-feira, dia 24 de maio, acontecerá as solenidades para marcar o encerramento do Curso de gastronomia, promovido gratuitamente para 50 mulheres refugiadas e migrantes venezuelanas, em Boa Vista, com o objetivo de incentivar ações de empreendedorismo entre elas.

As solenidades acontecerão nos horários 10h45, 16h45 e 20h30, na sede do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), localizada na Av. dos Imigrantes, 399 – Asa Branca, Boa Vista. Na ocasião, as participantes vão expor os produtos elaboradores durante o curso.

O curso faz parte do projeto “Mujeres Fuertes”, implementado pela Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA), com o apoio e supervisão da Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, com recursos oriundos de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho Amazonas e Roraima (MPT AM/RR). Além disso, tem apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), ONU Mulheres, Tribunal Regional da 11ª Região (TRT 11° Região) e Operação Acolhida, do Exército Brasileiro.

O Mujeres Fuertes tem o objetivo de fortalecer mulheres venezuelanas, com ações de empoderamento, capacitação, psicossocial e incentivo às iniciativas empreendedoras para que elas possam abrir o seu próprio negócio na área gastronômica.

O projeto é resultado de uma pesquisa da organização, realizada em 2021, apontando que 78% de 2.596 famílias têm mulheres como responsáveis pelas despesas da casa. Além disso, nos cursos e capacitações oferecidos, pelo Hermanitos, as mulheres foram predominantes com participação superior a 70% e com algumas turmas que tiveram 90% de participação feminina.

Mais notícias

Hermanitos vence Prêmio Jaraqui Graúdo 2023

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos é a vencedora do Prêmio Jaraqui Graúdo 2023, na categoria “Negócio de Impacto Social”. O reconhecimento aconteceu na