Hermanitos vence Prêmio Jaraqui Graúdo 2023

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos é a vencedora do Prêmio Jaraqui Graúdo 2023, na categoria “Negócio de Impacto Social”. O reconhecimento aconteceu na noite da última quarta-feira, 29 de novembro, durante a programação da ExpoAmazônia Bio&TIC, no Studio 5 Centro de Convenções, em Manaus (AM).

Promovido pela comunidade Jaraqui Valley, o prêmio Jaraqui Graúdo reconhece atores e organizações que fazem a diferença no ecossistema de empreendedorismo, inovação e impacto local. Em sua 8ª edição, a premiação contou com 19 categorias e dezenas de inscritos.

O Hermanitos está em atuação desde 2019, fazendo conexões estratégicas e desenvolvendo projetos que beneficiam migrantes e refugiados venezuelanos. Conforme as palavras de Tulio Duarte, diretor presidente, os resultados alcançados são possíveis em virtude de uma equipe com o propósito de transformar as vidas de quem mais precisa.

“O Hermanitos é o resultado de uma equipe com propósito, de gente que busca transformar a vida das pessoas, criando oportunidades para profissionais refugiados e migrantes, que são profissionais excelentes. Em cinco anos de Hermanitos, a gente já empregou mais de mil profissionais, já apoiou mais de 500 profissionais em iniciativas de empreendedorismo e já capacitou milhares e milhares de pessoas. Essa onda de impacto é reverberante. Então isso, para mim, é algo que toca muito no meu coração: ter essa visão e esse reconhecimento do ecossistema de inovação, do trabalho realizado, pois é um trabalho constante, diário, com desafios, com lutas, mas [também] com vitórias”, compartilha.

Atualmente, o Hermanitos trabalha com três grandes projetos. O “Mujeres Fuertes”, que capacita e incentiva o empreendedorismo para mulheres venezuelanas nos ramos da gastronomia, estética e beleza; o “Jóvenes en Acción”, voltado para a qualificação profissional de adolescentes e jovens venezuelanos em busca do primeiro emprego; e o “Banco de Talentos”, que reúne mais de três mil currículos de profissionais venezuelanos em diversas áreas e que sensibiliza empresários e líderes de RH (Recursos Humanos) sobre a importância da diversidade organizacional.

Outras atividades de destaque são o “Sopão Hermanitos”, que distribui mais de 300 copos grandes de sopa para pessoas em situação de vulnerabilidade social; o “Integrando Horizontes” com ações diversas, tais como eventos de socialização entre brasileiros e venezuelanos, atividades profissionais e cursos profissionalizantes, iniciativas contra xenofobia e muito mais; e a “Arena da Amizade”, que oferece aulas gratuitas de beach tênis para crianças e adolescentes em bairros periféricos da capital.

À frente das startups Venture Hub Manaus, AeroRiver e Hermanitos, Tulio Duarte também venceu na categoria “Empreendedor do Ano”, o que não seria impossível sem um trabalho conjunto, destaca.

“O resultado como ‘Empreendedor do Ano’ também me engrandece muito, mas com uma certeza que não é só meu. Porque, é um resultado de tantas pessoas que estão juntas, que estão trabalhando, seja através do Hermanitos, mas também na Venture Hub Manaus, que é uma aceleradora de startups e de inovação corporativa. Também no AeroRiver, que é uma startup que a gente criou com o propósito de melhorar a vida da população da Amazônia, que vive na Amazônia profunda, que têm dificuldades de locomoção na Amazônia. […]. São iniciativas onde cada uma delas tem equipes muito dedicadas, profissionais que dedicam suas horas, sua energia, sua inteligência, sua capacidade. Então, o prêmio como ‘Empreendedor do Ano’ é um prêmio para todas essas equipes, porque eu acredito que o grande resultado é a obra”, finaliza.

 

Sobre o Hermanitos

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias