Mais de 11,3 mil refugiados e migrantes venezuelanos são atendidos pelo Hermanitos em 2022

Nos últimos anos, Manaus se tornou um dos principais destinos para pessoas migrantes e refugiadas da Venezuela. Segundo dados da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), atualmente, estima-se que aproximadamente 40 mil venezuelanos estejam no Amazonas.

O balanço das ações realizadas pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos aponta que a instituição promoveu mais de 11,3 mil atendimentos somente em 2022 para essa população, na capital amazonense.

Com o objetivo de apoiar profissionais venezuelanos a entrarem no mercado de trabalho, o Hermanitos criou um Banco de Talentos que recebeu mais de 670 currículos neste ano. Com ele, a instituição conseguiu encaminhar 838 pessoas para postos de emprego, das quais 196 conquistaram suas vagas.

Além disso,  a instituição promoveu o “II Fórum Hermanitos de Empregabilidade para Refugiados e Migrantes”, visando esclarecer dúvidas, romper estigmas, mostrar os benefícios e estimular contratações no Amazonas e outros estados. Outra iniciativa foi a roda de conversa “Por que contratar refugiados venezuelanos para sua empresa?”, realizada em junho, também com o objetivo de sensibilização.

O Projeto “Mujeres Fuertes”, atendeu 98 mulheres venezuelanas em situação de vulnerabilidade, que foram capacitadas e agora estão aptas a alcançarem a independência financeira por meio do empreendedorismo na área gastronômica. Focado em adolescentes e jovens, o Projeto “Jóvenes en Acción”, possibilitou uma jornada formativa para 48 jovens, com cursos de português, informática, soft skills e orientações sobre carreira e mercado de trabalho, possibilitando que 13 jovens tivessem sua primeira oportunidade como aprendizes nas empresas. Além disso, 199 empreendedores foram apoiados pelo Hermanitos somente em 2022.

O balanço das atividades deste ano apontou que a instituição cadastrou 1.403 novas famílias venezuelanas; doou 1.743 cestas básicas; gerou 203 kits de empreendedorismo; garantiu apoio psicossocial a 621 venezuelanos; entre outras atividades.

A instituição ainda formou 1033 pessoas, sendo 290 nos cursos de português, 337 em cursos profissionalizantes, 252 em cursos de soft skills, 154 em cursos de empreendedorismo, promoveu palestras com diferentes temas para 599 participantes, beneficiou 506 pessoas com ações de saúde, ajudou 2445 pessoas a tirarem seus documentos no Brasil e sensibilizou 95 empresas.

“Para 2023, o foco é aprimorar nossas iniciativas e garantir novos parceiros para soluções imediatas. Ainda sentimos muito preconceito e xenofobia contra nossos irmãos venezuelanos e, seguindo os mandamentos da religião cristã, acreditamos que o nosso trabalho só tem a contribuir com estas vidas”, comenta o diretor presidente da instituição, Tulio Duarte.

O Hermanitos ainda desenvolveu vários projetos, incluindo o “Nas Trilhas de Cairo”, focado em educação sexual e reprodutiva com o público feminino; “Hermanitos na Praça” com atividades culturais e integração entre as comunidades brasileira e venezuelana; “Ginga Hermanitos” com aulas gratuitas de capoeira; “Mujeres Fuertes”, que capacita e fomenta novos empreendimentos liderados por mulheres; o “Jóvenes en Acción” que auxilia a inserção de adolescentes no mercado de trabalho, entre outros.

“Mais do que doar roupas e alimentos para nossos irmãos venezuelanos, precisamos trabalhar questões de estereótipos e invisibilização para que empregadores e a sociedade em geral percebam a importância da solidariedade e do verdadeiro acolhimento. Por isso, atuamos de diversas formas para mostrar o real valor desses profissionais. Fazemos ações para sensibilizar empresas, mostrando que temos profissionais venezuelanos com currículos muito bons e que essa contratação pode mudar o sistema multicultural no ambiente de trabalho”.

Tulio Duarte enfatiza também a importância dos parceiros que apoiam as iniciativas realizadas pelo Hermanitos como o ACNUR, a Fundação Pan-Americana de Desenvolvimento (PADF), o Bureau of  Population, Refugees, and Migration (PRM), escritório do governo dos Estados Unidos, o Ministério Público do Trabalho AM e RR (MPT) e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), por meio do NPI EXPAND e SITAWI (Finanças do Bem).

Sobre o Hermanitos

A Organização tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias