Projeto beneficia jovens venezuelanos com ações para inserção no mercado de trabalho

Quarenta e oito jovens migrantes e refugiados venezuelanos foram beneficiados com o projeto “Jóvenes en Acción”, realizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, com ações de qualificação profissional, auxílio na emissão de documentos, além de inclusão dos currículos no banco de talentos da instituição e no processo de inserção no mercado de trabalho.

O projeto foi encerrado, semana passada, com uma cerimônia para compartilhamento dos resultados e entrega dos certificados, que aconteceu na escola de idiomas ICBEU, localizada na Av. Joaquim Nabuco, nº 1286, bairro Centro.

Iniciado neste ano em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), o programa atua na qualificação profissional, trabalhando soft e hard skills, como orientação vocacional, educação financeira e cursos de português.

Ao longo de cinco meses, as duas fases reuniram 50 jovens, dos quais 48 concluíram a formação, um aproveitamento de 96%. Além disso, o projeto já encaminhou 77 candidatos ao mercado, dos quais 12 conquistaram uma vaga de emprego.

Uma das beneficiadas é Arlette. Com 17 anos, um de seus principais sonhos era conseguir o primeiro emprego e ajudar seus pais nas despesas de casa. “A oportunidade é muito boa, porque assim eu também conheço mais sobre o mundo do trabalho em Manaus e reservo uma parte para entrar na faculdade”, explica.

A conquista também foi celebrada pelo presidente do Hermanitos, Tulio Duarte. Segundo ele, os resultados fortalecem o segmento social e atraem novos parceiros para ampliar os resultados do projeto. “É gratificante ver o resultado de nosso trabalho impactando positivamente a vida de tantos jovens que buscam um futuro melhor e os feedbacks que recebemos deles foram excelentes, mostrando que estamos no caminho certo”, frisa.

Além de proporcionar orientação vocacional a 30 candidatos, a iniciativa já realizou 10 cursos e oficinas, incluindo uma de maker e programação no ICBEU. Já as pesquisas de satisfação, realizadas pelo Hermanitos com os beneficiários, revelam uma taxa  acima dos 90% de aprovação, principalmente em relação à aprendizagem, aplicação prática dos conteúdos, atenção dos professores, recomendação profissional, entre outros.

 

Sobre o Hermanitos

A Organização tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias

Hermanitos vence Prêmio Jaraqui Graúdo 2023

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos é a vencedora do Prêmio Jaraqui Graúdo 2023, na categoria “Negócio de Impacto Social”. O reconhecimento aconteceu na