Projeto de capacitação empreendedora para mulheres refugiadas e migrantes abre inscrições em Manaus

Edição terá foco no ramo da estética e beleza. Podem participar mulheres e refugiadas de qualquer nacionalidade

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos abriu as inscrições para a 5ª edição do “Mujeres Fuertes”, nesta quinta-feira, dia 21 de setembro, em Manaus (AM). O projeto apoia mulheres migrantes e refugiadas de qualquer nacionalidade a iniciar um negócio própria na área de estética e beleza. As inscrições são gratuitas e seguem até a próxima segunda, 25 de setembro, por meio do link: abrir.link/Leg81.

No total, serão 50 mulheres beneficiadas pelo programa, que é pioneiro na cidade de Manaus. Podem participar mães migrantes e refugiadas de qualquer nacionalidade, desde que sejam responsáveis unicamente pelo sustento familiar. Além disso, a documentação deve estar completa e atualizada.

A edição terá foco no ramo da estética e beleza, com jornada que durará seis meses. Neste período, as participantes terão aulas sobre vários temas, incluindo gestão de negócios, educação financeira, técnicas de vendas e alcance de clientes.

“Estamos muito contentes em seguir expandindo os horizontes desta maravilhosa iniciativa, que é o projeto ‘Mujeres Fuertes’. Ele é pensado para facilitar a jornada de trabalho de muitas mulheres, pois agora elas podem abrir o próprio negócio”, destaca Tulio Duarte, presidente do Hermanitos.

Entrega de kits

Na semana passada, 50 mulheres migrantes e refugiadas venezuelanas foram contempladas com kits profissionais para iniciarem o próprio negócio no ramo da estética e beleza. A solenidade faz parte da programação da 4ª edição do “Mujeres Fuertes” e foi realizada na sede do Hermanitos, localizada no bairro Centro – Zona Sul de Manaus.

A jornada de capacitação está no terceiro mês. Nesse período, as participantes tiveram contato com vários assuntos, incluindo educação financeira, inteligência emocional, gestão de negócios e aulas de português.

Uma das beneficiadas foi a venezuelana Angélica Amarista, que mora no Brasil há três anos. Ela revelou que duvidava sobre a sua aprovação no processo seletivo do projeto, mas hoje enxerga novas perspectivas para a sua vida: “Eu não tinha fé [de ser aprovada], porque eram 480 mulheres [inscritas]. Pensava que não conseguiria, mas consegui. Sinto-me muito grata pelo Hermanitos ter me entregue esta oportunidade, de fazer vários cursos e de crescer profissionalmente”.

Outra impactada foi Omaira Pereza. Na sua opinião, o projeto expandiu os horizontes de trabalho que tinha. “Estou muito feliz, muito agradecida. Porque esta oportunidade é muito boa para o nosso melhoramento profissional. Aprender os procedimentos no ramo da estética e da beleza é muito importante para nós, que somos cabeleireiras”.

A coordenadora de projetos do Hermanitos e do “Mujeres Fuertes”, Ana Vasconcelos, destacou os principais pontos da jornada de capacitação.

“Essa turma de Estética e Beleza está conosco há alguns meses. [As participantes] passaram por formação em psicossocial, soft skills, fizeram cursos na área como extensão de cílios, escovista, corte e pintura, e outros”.

Ainda segundo Ana: “O ‘Mujeres Fuertes’ está hoje na sua quarta edição, já realizamos três edições na área de Gastronomia. Hoje temos um total de 200 mulheres impactadas diretamente com as ações do projeto. Em breve elas terminarão o curso, mas agora receberam um kit de apoio para continuar empreendendo ou iniciar seus empreendimentos, podendo gerar renda e levar qualidade de vida para sua casa e para os seus lares”.

Em Manaus, o “Mujeres Fuertes” é implementado pela OSC Hermanitos, com recursos provenientes de reversão trabalhistas do Ministério Público do Trabalho Amazonas e Roraima (MPT AM/RR). Além disso, possui apoio da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), do Tribunal Regional da 11ª Região (TRT 11° Região) e do Instituto Manas.

Sobre o Hermanitos

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias