Projeto garante acesso a serviços essenciais de saúde e atende 100 migrantes e refugiados venezuelanos

Garantir acesso a serviços essenciais de saúde e assistência psicossocial para migrantes e refugiados venezuelanos são os objetivos do “Hermanitos com Saúde”. O projeto social foi iniciado na manhã do último sábado, 30 de setembro, e atendeu 50 adultos e 50 crianças assistidas pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, em sua sede localizada na Avenida Leonardo Malcher, 1.070, bairro Centro – Zona Sul de Manaus (AM).

O projeto é promovido junto ao Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina (DSC/FM), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Sob liderança da professora Cecília Maria Alves de Freitas, as atividades fazem parte do projeto de extensão “Saúde Comunitária” e conta com uma abordagem multidisciplinar realizada por graduandos em História, Medicina e Serviço Social da UFAM.

Na manhã do último sábado (30), as atividades ganharam a temática “Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio e cuidados psicológicos”. De forma totalmente gratuita, os atendimentos incluíram: aconselhamento psicológico; palestra sobre saúde mental; distribuição de absorventes; recreação infantil; imunização (COVID-19, gripe e outras doenças); teste de glicemia; checagem de pressão arterial; e elaboração de currículos. Também foram distribuídos lanches e sopa para os atendidos no decorrer da ação.

Cecília Alves, que é bacharel em Serviço Social e mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia, explica que o objetivo do projeto é alcançar os migrantes e refugiados venezuelanos que não conseguem atendimento direto no sistema básico de saúde.

“Não podemos fechar os olhos para um fenômeno imigratório que segue forte em 2023. Precisamos agir de forma multidisciplinar, planejada e, principalmente, humana. Nós, do grupo de extensão, montamos um calendário com mais três ações para tratarmos de prevenção de doenças, promoção de saúde, cuidado psicossocial e outros temas para o bem-estar do ser humano”, destaca.

Ainda segundo ela, “o Hermanitos tem feito um trabalho essencial, e vamos colaborar atendendo às pessoas assistidas pela instituição. Assim, conseguiremos dar acesso a esses serviços tão básicos, mas imprescindíveis”.

Cronograma de ações

As atividades acontecerão até dezembro de 2023. A meta é atender, em cada ação, 100 pessoas assistidas pelo Hermanitos.

Os próximos atendimentos estão marcados para 28 de outubro, dessa vez com a temática “Outubro Rosa e Dia das Crianças”. Neste dia, a programação terá: palestras sobre saúde da Mulher, câncer de mama e colo de útero; distribuição de kits de higiene e absorvente; recreação infantil; oficina de escovação dental e flúor para crianças; serviços de beleza (corte de unha, cabelo, sobrancelha); imunização; checagem de pressão arterial; elaboração de currículos; lanche; e entrega de sopa para o público.

Em novembro, a ação está marcada para o dia 25, com o tema “Novembro Azul – Ação para homens”. A promoção terá: palestras sobre saúde do homem e câncer de próstata; distribuição de kits de higiene; atividades infantis; oficina de escovação dental e flúor para crianças; serviços de beleza (corte de cabelo e barba); vacinação; checagem de pressão arterial, glicose, sífilis, hepatite e outros; elaboração de currículos; lanche; e entrega de sopa para o público.

A última ação será realizada no dia 16 dezembro, com o tema “Festa de Natal”. As atividades serão as seguintes: palestra sobre saúde em família; distribuição de kits de higiene; brincadeiras infantis; oficina de escovação dental e flúor para crianças; imunização; checagem de pressão arterial, glicose, sífilis, hepatite e outros; elaboração de currículos; lanche; entrega de sopa para o público; e apresentações culturais.

Arrecadação solidária

O diretor presidente do Hermanitos, Tulio Duarte, informa que quem tem interesse em ajudar no desenvolvimento do projeto pode doar alimentos não perecíveis, vestimentas, roupas de cama, mesa e banho, utensílios domésticos, sapatos e brinquedos. “Toda a arrecadação solidária será distribuída para as pessoas migrantes e refugiadas venezuelanas que participarem das ações”, comenta.

Sobre o Hermanitos

A OSC Hermanitos tem como principal objetivo promover iniciativas de acolhimento, atividades culturais, empreendedorismo e a melhoria da qualidade de vida de pessoas refugiadas e migrantes venezuelanas em Manaus, por meio da inserção no mercado local de trabalho e a promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias