Projeto inédito apoia empreendedoras venezuelanas em Manaus

Empreendedoras venezuelanas que atuam como manicure foram beneficiadas com o projeto “Arte das Unhas”, que é inédito no Estado e foi realizado pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, em parceria com a Fundação Pan Americana de Desenvolvimento (PADF) e com apoio do Departamento de Estado para População, Refugiados e Migração (PRM) dos Estados Unidos.

O projeto proporcionou capacitação e orientação profissional, por meio de cursos para manicure e noções básicas de empreendedorismo, além da entrega de um kit com bicicleta, mochila e ferramentas profissionais para desenvolverem seu negócio com atendimento personalizado e itinerante.

A coordenadora geral do Hermanitos, Janaína Paiva, explica que a entrega da bicicleta visa a sustentabilidade ambiental e a economia no negócio, pois evita a despesa com transporte urbano.

“Agora, além de capacitação e orientação profissional, essas dez mulheres poderão empreender e fazer o diferencial com seus negócios. O projeto está fazendo a diferença na vida delas, que são empreendedoras, mulheres fortes e muitas são chefes de família. Com a bicicleta, elas poderão fazer atendimento itinerante e personalizado com suas clientes”, explicou a coordenadora.

Antes de receberem os incentivos, as mulheres venezuelanas também participaram da Jornada Empreendedora “Desenvolvendo a Mentalidade Empreendedora para Mulheres”, durante uma semana no Casarão da Inovação Cassina, localizado no Centro.

“Essas mulheres fazem parte do Programa Integrando Horizontes e foram auxiliadas em suas vulnerabilidades pelo programa, fizeram cursos profissionalizantes, receberam doações, entre outros apoios”, disse Janaína Paiva.

Segundo ela, o projeto “Arte das Unhas” é uma ação de proteção social não só das mulheres, mas principalmente das crianças, seus filhos, evitando o trabalho infantil e o risco de abuso e exploração sexual infantil.

A empreendedora venezuelana Rayra Martinez, de 26 anos, declara a gratidão em participar do projeto. “Vim para o Brasil porque na Venezuela não tinha como trabalhar e manter minha filha. Desde então, busquei uma forma de ganhar uma renda e tive a sorte de encontrar o Hermanitos que apoia mulheres empreendedoras venezuelanas. Sou grata ao Hermanitos e ao Programa Integrando Horizontes por essa oportunidade única. Agora posso trabalhar com acessórios profissionais, me locomover com a bicicleta até minhas clientes e garantir o sustento da minha família”, disse.

Mesmo depois da entrega das bicicletas e do kit profissional, de acordo com Janaína Paiva, as mulheres continuam recebendo acompanhamento e consultoria para desenvolver seus negócios, bem como os demais serviços ofertados pelo Programa Integrando Horizontes.

Mais notícias

Hermanitos vence Prêmio Jaraqui Graúdo 2023

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos é a vencedora do Prêmio Jaraqui Graúdo 2023, na categoria “Negócio de Impacto Social”. O reconhecimento aconteceu na