Projeto que beneficia migrantes venezuelanas abre inscrições gratuitas para programa de empreendedorismo

Apoiar mulheres refugiadas e migrantes venezuelanas, mães e chefes de família, a ter um negócio próprio é o principal objetivo do projeto Mujeres Fuertes, que abriu vaga nesta segunda-feira, dia 13 de março, com inscrições gratuitas por meio do link: https://abre.ai/fVLK. A inscrição deve ser realizada até a próxima sexta-feira, dia 17 de março.

Ao todo, 50 mulheres serão selecionadas para participar do projeto, que vem revolucionando a vida de venezuelanas em Manaus, oferecendo gratuitamente capacitação profissional, orientações sobre gestão de negócios, aprendizados na área gastronômica, técnicas de marketing, atividades de empoderamento e psicossocial, entre outros.

 Além disso, ao longo do projeto, que dura em torno de seis meses, as mulheres recebem apoio para abrir ou fortalecer o seu empreendimento na área gastronômica.

Essa será a terceira edição do Mujeres Fuertes, que já beneficiou aproximadamente 100 migrantes e refugiadas venezuelanas em Manaus. A iniciativa é executada pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR). O projeto também está sendo implementado em Boa Vista e é executado com recursos financeiros oriundos de multas de reversão trabalhista do MPT.

“O Projeto Mujeres Fuertes é sensacional, porque pensa em todos os aspectos para ajudar mulheres refugiadas e migrantes venezuelanas, que são chefes de família e mães. Porém, elas não conseguem trabalhar em um emprego formal e têm dificuldade para garantir o seu sustento. Com o projeto, essas mulheres podem abrir o seu próprio negócio, produzir em casa e vender seus produtos”, comentou o diretor presidente do Hermanitos, Túlio Duarte.

A procuradora-chefe do MPT Amazonas e Roraima, Alzira Melo Costa, enfatiza a importância de garantir uma oportunidade de negócio para essas mulheres. “Nós do Ministério Público do Trabalho estamos muito felizes com essa parceria pelo fator social e como vem devolvendo o sorriso dessas mulheres, que agora podem cuidar da casa, dos seus filhos e ainda gerir seus negócios, garantindo renda”, comentou Alzira.

Créditos da fotografia: Felipe Irnaldo

Mais notícias

Hermanitos vence Prêmio Jaraqui Graúdo 2023

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos é a vencedora do Prêmio Jaraqui Graúdo 2023, na categoria “Negócio de Impacto Social”. O reconhecimento aconteceu na