Série de vídeos divulga direitos sociais e serviços de saúde para migrantes e refugiados venezuelanos na Amazônia

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos lançou uma série de 10 vídeos com abordagem educativa sobre os direitos sociais garantidos a migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil, incluindo acesso integral à rede pública de Saúde, a importância de um atendimento médico humanitário, combate às fake news sobre a vacina contra a Covid-19, cultura venezuelana, entre outros temas. Os conteúdos estão disponíveis no canal do YouTube, de forma gratuita.

A ação faz parte do projeto “Vacina Para Todos”, desenvolvido pelo Hermanitos e que visa incentivar a vacinação contra a COVID-19 entre migrantes e refugiados venezuelanos que residem em Manaus, incluindo também povos indígenas, especialmente os da etnia Warao, além de uma série de outras atividades na área da saúde.

A meta é alcançar mais de três mil pessoas da capital amazonense, por meio de visitas a abrigos, espaços de acolhimento a venezuelanos e Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Outra estratégia é a distribuição de materiais educativos impressos e digitais sobre a importância da vacina e dos direitos garantidos pela Constituição Brasileira, assim como o combate à desinformação, as famosas fake news sobre a vacina contra a COVID-19. Além disso, quem participa das ações também recebe um kit com produtos de limpeza e higiene, entre outros materiais educativo.

No YouTube do Hermanitos há os dez vídeos relacionados ao projeto: Termos Migratórios, Cultura Venezuelana, Principais Direitos de Pessoas Refugiadas e Migrantes Venezuelanas, População Indígena Warao, Saúde da Mulher Venezuelana, Por que os venezuelanos estão migrando para o Brasil?, Diálogo entre Médico e Paciente, Atendimento Humanizado a Migrantes e Refugiados, Saúde Mental Pós-COVID-19 e Por que muitos migrantes optam por não se vacinar?.

“O Hermanitos sabe que o trabalho de sensibilização é imprescindível nesta situação, haja vista a forte onda de desinformação que desestimula a imunização e não apenas contra Covid-19, mas também outras doenças muito perigosas, como sarampo e poliomielite. Sem esquecer que, infelizmente, parte dos nossos irmãos venezuelanos ainda desconhecem seus direitos no Brasil, assegurados pela Constituição Federal e por acordos diplomáticos”, explica o diretor presidente do Hermanitos, Tulio Duarte.

Ainda segundo Tulio, “aos poucos vamos ganhando terreno com a sociedade manauara, profissionais da Saúde, representantes políticos e com os próprios migrantes e refugiados venezuelanos. Todos compõem este gigante ecossistema social e todos têm deveres a cumprir”, complementa.

Segundo estimativas da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), aproximadamente 40 mil venezuelanos vivem no Amazonas. Além disso, Manaus é um dos principais destinos dos migrantes e refugiados, ficando atrás apenas da capital roraimense, Boa Vista.

O projeto Vacina para Todos é realizado pelo Hermanitos, com incentivos  da USAID (Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional), por meio do NPI EXPAND e SITAWI (Finanças do Bem). Juntas, essas instituições formaram uma parceria para apoiar a “Resposta à COVID-19”, na Região Amazônica Brasileira.

 

Sobre o Hermanitos

O Hermanitos, que executará o Projeto Vacina para Todos – Manaus sem COVID-19,  tem como principal objetivo promover ações que visam a melhoria da qualidade de vida de migrantes e refugiados venezuelanos, em Manaus, bem como sua integração na sociedade por meio da inserção no mercado local de trabalho e na promoção da dignidade. Saiba mais sobre a instituição, como apoiar e seus projetos no site: www.hermanitos.org.br.

Mais notícias

Hermanitos vence Prêmio Jaraqui Graúdo 2023

A Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos é a vencedora do Prêmio Jaraqui Graúdo 2023, na categoria “Negócio de Impacto Social”. O reconhecimento aconteceu na